Português   |   Espanol   |   English
A Extol  .  Contato  .  Trabalhe na Extol  .  Home
  55 11 3060-5400 Produtos & Soluções  •  Conceito FIX  •  Metodologia Extol  •  Resultados  •  Cases  •  Artigos  •  Concurso
Artigos e Notícias
23.04.2008
FPL LATIN AMERICA - BM&F


Evento realizado em 02 de Abril de 2008 na BM&F

O primeiro evento do FIX no Brasil foi de grande sucesso e de expressiva importância para a América Latina.

Após evento promovido pela organização internacional FIXProtocol.org, em 02 de abril de 2008 na BM&F, realizamos algumas visitas em nossos clientes e prospectivos e colhemos algumas informações que gostaríamos de compartilhar.

Através de uma rápida estatística pela lista de presença dos participantes verificamos que no total de 209 pessoas, estavam presentes 31 representantes de Bolsas do Brasil e da América Latina, 68 pessoas de instituições financeiras do Brasil e exterior e 110 pessoas de tecnologia de fornecedores de TI, tais como "Vendors" ou ISV (Independent Software Vendor). Verificamos ainda que um total de aproximadamente 33 % de novos participantes tentaram fazer reservas mas não conseguiram garantir seus acentos.

A Extol foi o primeiro "Vendor" brasileiro cadastrado na organização internacional FIXProtocol (Vendor 5882) e que estamos com servidores FIX em produção há mais de 4 anos. Atualmente nosso ENGINE FIX esta em produção nas corretoras da Bovespa nossas clientes e conectado com diversas plataformas internacionais tais como: Bloomberg, Marcopolo, Tradingscreen, Tradeware, Axes, ULLink alem de atendermos as demandas de plataformas FIX proprietárias de corretoras internacionais e Gestores Fundos (Assets).

Consideramos este momento de consolidação da tecnologia FIX para negociação no mercado de capitais (Bovespa) e da adoção da BM&F a partir deste ano, inserindo o mercado brasileiro definitivamente no âmbito internacional onde o protocolo FIX é utilizando como padrão em mais de 45 paises.

Verificamos também que duvidas básicas sobre o protocolo FIX perduram após o evento e buscando esclarecer estas questões, montamos uma apresentação que poderá ser solicitada junto a área comercial da Extol.

A BM&F focou muito bem e tomou medidas de TI muito importantes para disponibilizar aos ISV uma infra-estrutura de conectividade possibilitando assim um ambiente de teste e homologação do protocolo FIX. Cabe a BM&F receber os méritos desta preciosa iniciativa que certamente refletirá em qualidade e eficiência exigida pelo dinamismo deste mercado.

Para homologar um servidor FIX na BM&F o ISV deverá passar basicamente por três etapas:

1) Criar uma VPN entre o ISV e a BM&F.
2) Estabelecer e homologar uma conexão FIX Administrativo.
3) Homologar as funcionalidades de negócio exigidas no protocolo FIX para a BM&F.

A Extol esta comprometida com estas etapas e assim que concluídas adotaremos duas frentes de trabalho:

- uma para os atuais usuários do ENGINE FIX que roteam ordens para a Bovespa
- outra para novos usuários, corretoras da BM&F que desejam abrir a conexão FIX para ampliar sua rede de clientes.

A BM&F permitirá o envio das ordens eletrônicas no protocolo FIX a partir de julho deste ano e estabeleceu um processo de homologação de servidores (FIX) junto aos ISV. Este processo de homologação será periodicamente publicado pela BM&F, proporcionando transparência que este mercado exige.

Para homologar nosso servidor ENGINE FIX, contamos com uma real vantagem competitiva, pois a atual versão do ENGINE FIX, da Extol já esta pronta em produção junto as corretoras da Bovespa.

Por este motivo acreditamos que implementar as funcionalidades da BM&F não será uma tarefa complexa comparadas as barreiras que enfrentamos no passado quando éramos pioneiros nesta tecnologia, contudo e devido ao grande numero de funcionalidades (TAG´s) especificadas pela BM&F trata-se de um roteamento mais abrangente no que diz respeito às alternativas de negociação eletrônica e, portanto, é uma tarefa mais árdua e muito maior, mas temos consciência que vamos enfrentar estes novos obstáculos com mais sapiência pois contamos com a experiência do passado.

Mantendo a mesma arquitetura de software atual o ENGINE FIX da Extol continuará proporcionando a robustez conforme foi projetado para atender demandas de alta disponibilidade, otimizado para reduzir o tempo de latência das operações e utilizando banco de dados SQL (Postgress ou Oracle).

O ENGINE FIX da Extol possibilita capacitar a corretora a conectar e utilizar o protocolo FIX com qualquer plataforma, reduzindo o tempo de latência entre o cliente final e mercado (pregão eletrônico).

Em alguns aspectos, a tecnologia FIX é muito semelhante ao SPB e para aqueles que já tiveram oportunidade de implantar um servidor FIX compreendem a alta complexidade operacional deste processo.

Lembramos que as corretoras deverão implantar a infra-estrutura em paralelo ao processo de homologação dos ISV e estas incitativas devem ser tomadas de imediato, tais como conexão da VPN, infra-estrutura de rede e conectividade, hardware e software necessários para receber esta aplicação.

Outra iniciativa importante que a corretora deverá direcionar é de definir junto à área comercial os canais de negociação eletrônica (Plataformas FIX) que serão adotados. Esta definição permitira que a outra conexão (ponta do cliente) do ENGINE FIX receba as ordens eletrônica. Vale lembrar que a plataforma FIX escolhida também deverá estar preparada para enviar as mensagens no formato FIX da BM&F.

Para atender eletronicamente os clientes locais no Brasil, a corretora poderá utilizar dois tipos de solução, um Homebroker ou um aplicativo de Internet conhecido como software de DMA (Direct Market Access). Estas aplicações deverão receber o sinal de cotações da BM&F que também será no protocolo FIX.

A Extol comercializa um software de DMA, conhecido como Xtrade que possibilita esta negociação pela Internet. O XTrade, é uma ferramenta instalada no cliente da corretora que possibilita o acompanhamento das cotações em tempo real e a negociação eletrônica na Bovespa e que também atenderá a BM&F.



Artigos & Notícias:

A Crise segundo Albert Einstein
A visão de um genio sobre o caos.....
FPL LATIN AMERICA - BM&F
Evento realizado em 02 de Abril de 2008 na BM&F
Extol Engine consolida informações
A Extol está lançando um novo sistema, capaz de agilizar a troca de mensagens de negócios nas instituição financeiras.
A Extol  •  Contato  •  Trabalhe na Extol  •  Política de Privacidade  •  Home

55 11 3060-5400 - Phone  •  55 11 3060-5405 - Fax
© 2017, Extol Software & Services. Direitos Reservados.

Webmail:   Usuário:    Senha: