Português   |   Espanol   |   English
A Extol  .  Contato  .  Trabalhe na Extol  .  Home
  55 11 3060-5400 Produtos & Soluções  •  Conceito FIX  •  Metodologia Extol  •  Resultados  •  Cases  •  Artigos  •  Concurso
Artigos e Notícias
30.08.2007
What is FIX PROTOCOL?


FIX é série de especificações técnicas para a comunicação eletrônica de mensagens relacionadas a negociações.

O que é FIX?

O Protocolo Financial Information eXchange (“FIX”) é uma especificação técnica para a comunicação eletrônica de mensagens relacionadas a negociações. Mais precisamente, o Protocolo FIX é uma série de especificações de envio de mensagens desenvolvidas através da colaboração de bancos, corretoras, bolsas, empresas de utilidades públicas e associações industriais, investidores institucionais e provedores de tecnologia da informação estabelecidos em várias partes do mundo. Esses participantes do mercado compartilham a proposta de uma linguagem comum e global para a negociação automatizada de títulos, derivativos e outros instrumentos financeiros.
O FIX é livre e gratuito, mas não é um software; é uma especificação a partir da qual os criadores de softwares podem desenvolver softwares comerciais ou livres, como preferirem.
O FIX é o protocolo de comunicação de negociações líder de mercado, integrando-se a muitos sistemas de gerenciamento de ordens e de negociações. No entanto, é um protocolo discreto, pois os usuários desses sistemas podem beneficiar-se do FIX sem conhecer sua linguagem.

Histórico

Criado em 1992 como uma estrutura bilateral de comunicações para a negociação de ações entre a Fidelity Investments e a Salomon Brothers, o FIX passou a ser o protocolo eletrônico padrão para comunicações pré-negociação e para a realização de negociações.
Hoje, os membros da FIX Protocol Limited (“FPL”) estão estendendo o uso do FIX para a alocação de negociação de lote e para outras fases do processo de negociação, em qualquer mercado, para praticamente qualquer classe de ativos.

Organização

A especificação Protocolo FIX é desenvolvida através dos esforços voluntários de técnicos e profissionais de negócios de empresas membros, que colaboram no gerenciamento da especificação. Tais profissionais coordenam suas atividades e organizam seu trabalho através de uma série de comitês, sub-comitês e grupos de trabalho, todos supervisionados por um Comitê Geral Global, cujo objetivo é assegurar a consistência da aplicação do protocolo à medida que ele é estendido a novos mercados, classes de ativos e fases de negociação.
Além de esforços rigorosos, tanto técnicos como ligados a engenharia, empreendidos para garantir a aplicabilidade contínua do protocolo a sistemas de mercados financeiros, o Protocolo FIX beneficia-se de um esforço educacional e mercadológico vigoroso, que busca manter a especificação viável, relevante e atenta às necessidades dos participantes do mercado.

Uso

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas usam o FIX ou quanto do volume global de transações de títulos é efetuado através do Protocolo FIX. O que se sabe com certeza é que as maiores bolsas de valores e os principais bancos de investimentos usam o FIX para realizar negociações eletrônicas, assim como os maiores fundos mútuos e administradores de recursos do mundo, além de milhares de firmas de investimentos de menor porte. As maiores bolsas de mercadorias e futuros oferecem conexões FIX e as principais corretoras de títulos já têm essas conexões ou estão em processo de implementação.
Tanto os usuários do Protocolo FIX quanto os vendedores de tecnologias relacionadas ao FIX usam o website FPL para informar ao mercado sobre suas capacidades FIX. Se você quiser saber se os seus concorrentes oferecem capacidades de comunicação FIX, basta perguntar a eles. Se quiser saber mais sobre o FIX ou sobre como implementar conectividade FIX em seu negócio, mande uma mensagem para um membro do Comitê de Educação Global e Marketing do FPL, ou para o Escritório de Programas FPL.

Custos

Embora a especificação FIX seja livre e gratuita, sua implementação requer planejamento, software e serviços de rede, e talvez outros produtos e serviços.
Para algumas empresas, obter e manter uma conectividade FIX produtiva pode ser um processo relativamente barato, da ordem de alguns milhares de dólares para despesas iniciais e algumas centenas de dólares relativas a encargos recorrentes. No extremo oposto do espectro, criar uma rede FIX de larga escala e de operação ininterrupta que serve a milhares de usuários pode facilmente requerer muitos milhões de dólares. A melhor maneira de iniciar seus esforços é o Guia de Implementação do FIX. Dezenas dos melhores especialistas em FIX despenderam seu tempo para criar um guia que é útil nos níveis técnico e de negócios.
Uma hora de leitura vai ajudá-lo a compreender o tipo de planejamento e os recursos necessários para implementar o FIX de maneira a ajudar o seu negócio.

Artigos & Notícias:

A Crise segundo Albert Einstein
A visão de um genio sobre o caos.....
FPL LATIN AMERICA - BM&F
Evento realizado em 02 de Abril de 2008 na BM&F
Extol Engine consolida informações
A Extol está lançando um novo sistema, capaz de agilizar a troca de mensagens de negócios nas instituição financeiras.
A Extol  •  Contato  •  Trabalhe na Extol  •  Política de Privacidade  •  Home

55 11 3060-5400 - Phone  •  55 11 3060-5405 - Fax
© 2017, Extol Software & Services. Direitos Reservados.

Webmail:   Usuário:    Senha: