Português   |   Espanol   |   English
A Extol  .  Contato  .  Trabalhe na Extol  .  Home
  55 11 3060-5400 Produtos & Soluções  •  Conceito FIX  •  Metodologia Extol  •  Resultados  •  Cases  •  Artigos  •  Concurso
Artigos e Notícias
26.04.2011
TSUNAMI DE DÓLARES


Quais as prioridades de investimentos em TI para as Corretoras (BM&FBovespa) em 2011 ?

Se as visitas fossem somente de ilustres personalidades como o Bono da Banda U2 ou Paul McCartney seria uma delícia, mas afinal além do Brasil, que outro lugar no planeta existe uma economia emergente com fanáticos pagantes para captar dólares em mega-show?

Com o dólar favorável para a importação, a comparação é valida para as empresas de TI que estão tentando novamente atingir metas aqui nos trópicos neste início de ano, quando constatamos um expressivo assédio em toda a indústria de software e hardware para empresas ligadas a BM&FBovespa. O que significa investir na importação de tecnologias de software que vem embarcada com uma série de encargos para a realidade brasileira?

Analisando os altos investimentos em TI realizados nos últimos dois anos por Corretoras que estavam fortemente capitalizadas pelo IPO, percebe-se que algumas adotaram soluções nacionais enquanto outras importaram diversas tecnologias entre hardware e software.

No caso das soluções de roteamento eletrônico de ordens (Plataformas DMA), as vendas induziram as Corretoras a acreditar que adotar uma determinada Plataforma de Negociação era suficiente para atingir seus resultados operacionais, e após dois anos verificamos que não foi uma realidade para todas, que agora estão honrando contratos de longo prazo, pesadas multas de rescisão, valores fora da realidade atual, falta de suporte e problemas operacionais.

Muito cuidado ao investir em soluções de software de empresas estrangeira neste momento. Propostas de soluções com baixo preço em dólar seduzem inicialmente, mas a estratégia de venda em módulos complementares a altos custos foi amplamente utilizada e demonstrou a inviabilidade destas soluções que não estão prontas e tropicalizadas para o mercado brasileiro, além de expor o usuário a condição de “cobaia”, comprometendo ainda mais o resultado.

Já assistimos a este filme, e sabemos quais as conseqüências causadas por fornecedores sem o respaldo e comprometimento necessário. Vale lembrar que encontrar peças originais de um Lada importado da Rússia nunca foi fácil.

Mas, não seria justo generalizar, afinal existem muitos fornecedores atualizados e comprometidos com esta indústria de soluções para o mercado financeiro. Um bom critério para definir onde as Corretoras podem direcionar seus investimentos de TI, está na escolha do fornecedor de confiança, seu histórico e credibilidade, e principalmente no caso de soluções de software a regra do “menor ruído”, ou seja, quanto menos se escuta sobre uma determinada empresa ou solução, melhor esta deve ser avaliada, afinal onde há fumaça, existe fogo.

As exigências da BM&FBovespa e a competitividade entre as Corretoras, exigirá investimentos com cautela e qualidade de acordo com o planejamento estratégico de cada empresa.

Algumas demandas de TI são facilmente identificadas:

1º. Como conquistar novos clientes e manter a carteira atual?

2º. Como melhorar o Back-Office (retaguarda administrativa)?

3º. Como gerenciar o Risco em Tempo Real?

Para cada um destes itens, poderemos contribuir com maiores detalhes, mas desde já nos colocamos à disposição de nossos parceiros e clientes para adiantar todas as informações necessárias. 

 



Artigos & Notícias:

A Crise segundo Albert Einstein
A visão de um genio sobre o caos.....
FPL LATIN AMERICA - BM&F
Evento realizado em 02 de Abril de 2008 na BM&F
Extol Engine consolida informações
A Extol está lançando um novo sistema, capaz de agilizar a troca de mensagens de negócios nas instituição financeiras.
A Extol  •  Contato  •  Trabalhe na Extol  •  Política de Privacidade  •  Home

55 11 3060-5400 - Phone  •  55 11 3060-5405 - Fax
© 2017, Extol Software & Services. Direitos Reservados.

Webmail:   Usuário:    Senha: